A chave do crescimento do PIB está na indústria

Por Rafael Marques

O crescimento de 7,7% no Produto Interno Bruto, o PIB Brasileiro no terceiro trimestre de 2020, divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), aponta mais uma vez para a importância da indústria e o seu papel decisivo na economia nacional.

No período, a indústria cresceu 14,8%, enquanto a agropecuária caiu 0,5% e os serviços tiveram um avanço de 6,3%.

Entre as atividades industriais, destaca-se o crescimento de 23,7% da indústria de transformação. Também houve aumento para eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos (8,5%), construção (5,6%) e indústrias extrativas (2,5%).

Se compararmos o crescimento no setor agropecuário, mesmo quando há alta similar, o resultado é incipiente para o crescimento do PIB.

Quantas vezes teremos que dizer que o crescimento e o desenvolvimento do País passam por uma forte estratégia nacional, que coloca a indústria em sintonia com o que acontece no mundo?

Seja em termos de tecnologia ou mesmo de seu espraiamento para outros setores, colocando os métodos tecnológicos e industriais a serviço do comércio, do turismo ou da saúde.

Sendo que neste último, a saúde, o Brasil tem um longo caminho a percorrer. Já tivemos uma indústria da saúde muito mais presente e desenvolvida que na atualidade, mas o processo de desindustrialização atingiu em cheio esse segmento.

A valorização da indústria e seus benefícios econômicos estão matematicamente comprovados, já que o crescimento da indústria representou metade do crescimento do PIB e quando a agricultura cresce 14% isso significa entre 1% a 1,5% de impacto no PIB nacional.

Rafael Marques é presidente do Instituto Trabalho, Indústria e Desenvolvimento, o TID-Brasil e ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *