MSI e TID em debate pela reindustrialização do Brasil

Dirigentes do Macrossetor da Indústria da CUT, o MSI-CUT e do Instituto Trabalho, Indústria e Desenvolvimento, o TID-Brasil, se reuniram, por videoconferência, nesta sexta (7), para debater a atualização do Plano Indústria 10+ e a ampliação das propostas a ser encaminhadas pelo MSI em Plenárias da Central. 

O presidente Nacional da CUT, Sérgio Nobre, destacou a necessidade de criação de medidas emergenciais para conter a desindustrialização no País. 

Segundo ele, o Fórum das Centrais, que reúne outras cinco centrais sindicais, além da CUT, têm discutido o tema com os presidentes da Câmara Federal e do Senado, para construir um grupo de estudos, com a participação de parlamentares, empresários e trabalhadores.

O presidente do TID-Brasil, Rafael Marques, lembrou que a articulação com setores governamentais federal, estaduais, regionais e municipais está em sintonia com as propostas do Plano Indústria 10+, que deverá buscar soluções tecnológicas para a inserção no novo momento da indústria mundial. 

“O Brasil tem que se conectar, atrair iniciativas e temos um ambiente internacional propício para isso, além de estimular ações para tornar o processo produtivo menos poluente e sustentável. O País só tem a ganhar no debate ambiental”, defendeu. 

A coordenadora do MSI e presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Ramo do Vestuário da CUT, a CNTRV-CUT, Cida Trajano, afirmou a importância de incorporar o acúmulo da produção intelectual do Macrossetor e do TID e as experiências dos conselheiros do Sistema S, entre outras para que o debate da indústria avance, incluindo a necessidade de formação dos profissionais que estarão nessa nova indústria. 

Nova trincheira de luta

A ex-presidenta da Confederação Nacional dos Químicos, a CNQ-CUT, Lucineide Varjão, se despediu das tarefas que desempenhava no MSI e no TID e seguirá na luta em defesa da classe trabalhadora, atuando em âmbito internacional. 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *