Formação sindical para a inclusão social

Dirigentes sindicais das regiões Sudeste e Centro-Oeste concluíram, por meio de videoconferência, nesta terça-feira (18), o Módulo 2 do Curso de Formação e Capacitação Sindical – Negociação Coletiva, realizado pelo Macrossetor da Indústria da CUT, o MSI-CUT e pelo Instituto Trabalho, Indústria e Desenvolvimento, o TID-Brasil, com o apoio do Solidarity Center, da AFL-CIO. 

Nesta etapa, os participantes debateram cláusulas sociais, que visam coibir o assédio sexual e moral e medidas de combate ao machismo, racismo e a homofobia no local de trabalho. 

“Nesse momento da conjuntura tão difícil em que os trabalhadores e trabalhadoras atravessam, a capacitação da companheirada, como essa da negociação coletiva, contando com a exposição de dados feita pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), avaliando o ciclo da classe trabalhadora em termos de negociações e conquistas, é fundamental”, afirmou o presidente do Instituto Trabalho, Indústria e Desenvolvimento, o TID-Brasil, Rafael Marques.

Para ele, o Curso de Formação reúne os dirigentes e amplia a identidade do coletivo que é o Macrossetor da Indústria da CUT, o MSI-CUT. 

“O Brasil vive um período desastroso na sua economia e isso afeta os trabalhadores e trabalhadoras como um todo, no setor privado e no setor público, e essa troca de experiência, vivida em várias regiões do País, é fundamental para a elaboração das propostas do TID-Brasil”, completou o dirigente. 

O Módulo 3 – Comunicação Sindical será realizado nos dias 01 e 08 de junho, também por videoconferência, das 9h30 às 12h e debaterá os temas: desafios para a comunicação sindical na atualidade, ativismo digital em prol da ação sindical, como medir e avaliar o alcance das ações de comunicação?, e campanhas virtuais: planejamento, preparação e execução.  

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *