Reunião do macrossetor aborda fortalecimento da indústria

FTIA/RS e demais entidades participaram de encontro no Sindipolo, em Porto Alegre

Dirigentes sindicais do macrossetor se reuniram nessa terça-feira no Sindipolo, na Capital, para tratar da defesa da indústria nacional. Foi o primeiro encontro no Estado após a criação do Instituto Trabalho, Indústria e Desenvolvimento (TID-Brasil). A Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do Rio Grande do Sul (FTIA/RS) esteve representada na atividade pelo presidente Valdemir Corrêa.

O presidente do TID-Brasil, Rafael Marques, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC Paulista, apresentou o plano de trabalho do Instituto, focado na criação de políticas para fortalecimento da indústria nacional. O objetivo é buscar investimentos não apenas para as grandes empresas, mas também para as médias e pequenas, que desempenham relevante papel na economia do País.

O presidente da FTIA/RS ressaltou a importância do ramo na atração de investimentos estrangeiros em função do alto potencial exportador. “Não tem como discutir desenvolvimento industrial sem falar na alimentação. Empresas de vários países, como da China, já demonstraram interesse em investir, principalmente no setor de carnes”, comentou. Para ele, é necessário buscar parcerias que possibilitem expansões de plantas a fim de beneficiar toda a cadeia produtiva, gerando emprego e renda.

O TID-Brasil foi fundado em outubro, em São Paulo, por iniciativa dos setores da alimentação, metalúrgico, químico, vestuário e construção e madeira. A alimentação é representada pela Confederação Brasileira Democrática dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação da CUT (Contac/CUT).

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *