TID-Brasil e MSI debatem plano de desenvolvimento

Em reunião realizada na CUT hoje, dia 20, o presidente do Instituto Trabalho, Indústria e Desenvolvimento, o TID-Brasil, Rafael Marques e os presidentes das confederações nacionais da indústria da Central, que integram a direção do Instituto, debateram a construção de um plano de desenvolvimento produtivo e tecnológico, a partir de uma proposta elaborada pela Subseção do Dieese.

“Queremos construir diretrizes que possam orientar políticas, programas e ações para a indústria sob a ótica dos trabalhadores, que serão os protagonistas de um novo modelo de produção baseado no conhecimento”, defendeu Marques.

Para a secretária-geral do TID-Brasil e presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Ramo do Vestuário da CUT, a CNTV-CUT, Francisca Trajano dos Santos, a Cida, o desafio é grande diante das trágicas consequências impostas pela reforma Trabalhista.

“O diálogo se tornou ainda mais difícil com a reforma, prejudicou a organização dos trabalhadores e criou barreiras até mesmo com aqueles que defendem o fortalecimento da indústria no Brasil”, afirmou.

Segundo o presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT, a CNM-CUT, Paulo Cayres, o Paulão, a elaboração do plano está se iniciando e há necessidade de agregar representantes de federações e sindicatos ao debate.

“Os presidentes das federações e sindicatos poderão trazer as dificuldades que estão enfrentando nas campanhas salariais, com as bancadas patronais, muito por conta dessa reforma Trabalhista”, argumentou o dirigente.

A presidente da Confederação Nacional dos Químicos da CUT, a CNQ-CUT, Lucineide Varjão Soares, destacou que o plano também tem que ter um olhar sobre os efeitos da chamada ‘indústria 4.0’ sobre o trabalho das mulheres e dos jovens.

“É muito importante a construção de ações efetivas para as mulheres e para os jovens, que têm sido ao longo do tempo os mais impactados pelo desemprego e se isso não for revertido, ambos poderão ser ainda mais atingidos na implantação desse novo modelo de indústria”, disse.

O secretário-geral da CUT São Paulo, João Cayres, apresentou um estudo conjuntural para a retomada do desenvolvimento industrial no Estado de São Paulo, que vem ao longo de mais de duas décadas perdendo a importância de seu parque.

“Estamos propondo um amplo conjunto de medidas, por que acreditamos que há pontos essenciais e urgentes para que a indústria de São Paulo resgate a importância e participação no PIB nacional”, afirmou.

A representante da United Steelworkers, USW, Carolyn Kazdin, também participou da reunião do TID-Brasil e do Macrossetor da Indústria da CUT e se solidarizou com o empenho de todos para construir a proposta dos trabalhadores.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *