Rafael participa de debate no Sinergia em Campinas

O presidente do TID-Brasil, Rafael Marques, esteve no último dia 8, em Campinas, participando do debate “Defesa da Democracia e dos direitos trabalhistas – fortalecer a organização sindical”, que encerrou a 4ª Reunião Colegiada do Sinergia CUT “Caminhos da Resistência”.

Durante a exposição do Plano Indústria 10+, o presidente criticou a postura de apatia de parte do empresariado brasileiro na construção de uma política industrial robusta para o País.

“Muitos empresários querem custo baixo e lucro alto e priorizam investimentos por meio do sistema financeiro para aumentar seu capital”, afirmou.

Para ele, o Plano propõe o inverso na construção de uma política efetiva para o setor, com diretrizes e metas.

“As principais diretrizes da proposta são inovação da cadeia produtiva, sustentabilidade, políticas externas, desenvolvimento regional e sofisticação da produção”, explicou.

“Isso implica em desenvolvimento e implementação de tecnologia nas várias etapas de produção de um produto. Claro que é difícil dar um salto, mas é possível se envolvermos a sociedade neste debate”, completou Rafael.

O presidente também falou sobre a organização sindical, considerando a nova realidade da indústria.

“Temos de ter uma agenda impulsionada pelas mudanças do mundo, com a integração de todas as lideranças sindicais, estabelecendo um pacto de ação, de conscientização, mudança de mentalidade para incluir os novos atores no mundo do trabalho, enfim de toda a sociedade. Além de intensificarmos nossa organização nacional e internacional”, disse.

Ainda participaram do debate em Campinas o diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Clemente Ganz Lúcio, e o advogado José Eymard Loguercio, assessor jurídico da CUT Brasil.

Leia também:

http://www.sinergiaspcut.com.br/index.php/novo-mundo-do-trabalho-exige-mudancas-na-estrategia-dos-sindicatos/?theme=new

Confira as fotos do Sinergia no flicker do TID-Brasil

https://flic.kr/s/aHsmssBCoQ

 

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *