Mulheres ameaçadas

Por Rafael Marques

Neste final de semana, aconteceram mais episódios de violência contra mulheres brasileiras: o feminícidio de Paula Patrícia de Mello pelo namorado, em São Caetano do Sul, no ABC Paulista; o assassinato da ativista social, Rosane Santiago Silveira, em Nova Viçosa, no sul da Bahia, e o suicídio de Sabrina Bittencourt (foto), que apesar de estar vivendo fora do Brasil, em Barcelona, na Espanha, continuava sendo ameaçada e, por isso, decidiu dar fim a própria vida.

Inadmissível que mulheres que lutam pelo direito legítimo de liberdade e igualdade em seus relacionamentos ou que militam em uma causa, tenham que ir embora do seu próprio País ou ser assassinada por isso.

O Brasil ocupa a sétima posição no vergonhoso ranking de países que mais matam mulheres, segundo levantamento da Organização Mundial da Saúde, a OMS.

A sociedade brasileira está mais perigosa para se viver e se relacionar, como o Brasil tem mostrado. As atrocidades estão se repetindo com muita velocidade assustadora. Ninguém pode se calar diante do que está acontecendo.

O assassinato covarde de uma vereadora, que ninguém consegue solucionar; um presidente da República preso injustamente e sendo impedido de velar o próprio irmão; um deputado eleito, abdicando de seu mandato democrático por ameaças, inclusive à sua família.

A violência está pairando em todos os lugares, os agressores não podem ficar impunes pela violência física, psicológica e moral que praticam.

 

Rafael Marques é presidente do Instituto Trabalho, Indústria e Desenvolvimento – TID-Brasil e ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *