Política Industrial e Organização Sindical nortearão ações de 2020

Os dirigentes do Macrossetor da Indústria da CUT, o MSI-CUT, e do Instituto Trabalho, Indústria e Desenvolvimento, o TID-Brasil, realizaram nesta quinta-feira, 28, o planejamento das ações para o ano de 2020.

Dois eixos foram definidos como norteadores das ações futuras: Política Industrial e Organização Sindical.

“Estamos nos organizando para a Campanha pela Reindustrialização do Brasil”, destacou o presidente do TID-Brasil, Rafael Marques.

Segundo ele, as entidades promoverão seminários e encontros, além de outras ações, para debater o tema da indústria no Brasil, sua importância social, as novas tecnologias e o novo perfil dos empregos em um ambiente da chamada indústria 4.0.

“Já finalizamos a Cartilha do Plano Indústria 10+, que é um material que simplifica o Plano e facilita o debate das diretrizes que propomos para que o Brasil esteja preparado para o futuro”, explicou Marques.

“A nossa tarefa é mobilizar a sociedade para o debate da indústria, os trabalhadores e seus representantes em sindicatos, federações e nas centrais sindicais, mas também prefeitos, parlamentares e entidades patronais do setor”, completou o dirigente.

Em relação a Organização Sindical, alguns pontos foram definidos como tarefas para o próximo ano, como o aprimoramento da área técnica do TID-Brasil, a construção da Confederação dos Trabalhadores na Indústria, estabelecida no 13º CONCUT; o intercâmbio do Macrossetor com o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, o MST, no debate sobre a agroindústria, e a relação e participação do MSI em organismos públicos e privados, como conselhos, entidades de debate sobre a indústria entre outros.

“Estamos definindo estratégias para darmos os próximos passos, aperfeiçoando a nossa organização, enquanto macrossetor, e ampliando o nosso debate”, afirmou a coordenadora do MSI-CUT e presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras no Ramo do Vestuário, a CNTRV-CUT, Cida Trajano.

Participaram da reunião de planejamento do MSI e TID, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Construção Civil e Madeira, Claudio Gomes; a presidenta da Confederação Nacional dos Químicos, Lucineide Varjão; o tesoureiro do Sindicato dos Trabalhadores Energéticos do Estado de São Paulo por Campinas, Sinergia-CUT, Esteliano Pereira Neto; o secretário-geral da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT, a CNM-CUT, Loricardo de Oliveira e o secretário de Formação, José Roberto Nogueira da Silva, o Bigodinho.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *