Fundamentos

Além das ações sindicais solidárias e da articulação das entidades das cinco categorias em todas as regiões do país, desde a sua criação, o Macrossetor da Indústria da CUT, os Metalúrgicos do ABC, SMABC e a Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT, a FEM-CUT, têm empenhado esforços para a discussão e a formulação de propostas sobre o crescimento econômico e social do Brasil calcado na defesa de um parque industrial nacional forte.

Ao longo desse tempo, o MSI, o SMABC e a FEM-CUT realizaram encontros e seminários sobre organização sindical e política industrial. A partir deles, formularam propostas que foram entregues ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC).

O entendimento é o de que uma indústria forte é o principal indutor da geração de empregos e renda, do consumo e do desenvolvimento social de qualquer nação.

Para os Macrossetor, o Sindicato e a FEM é preciso formular uma política industrial de Estado, de longa duração, que não fique refém de resultados eleitorais e de pressões do mercado financeiro.

Assim, para os metalúrgicos do ABC, do Estado de São Paulo e para as cinco confederações, a criação de um organismo específico – o Instituto TID-BRASIL – tornou-se o caminho natural para que os trabalhadores e as trabalhadoras tenham um canal efetivo para envolver todos os atores interessados no tema, assegurando o compromisso com a defesa dos reais interesses da classe trabalhadora e da indústria estabelecida no Brasil.