Plano Indústria receberá contribuições até 8 de abril

 

 

 

 

 

 

Os dirigentes do Macrossetor da Indústria da CUT e do Instituto Trabalho, Indústria e Desenvolvimento, o TID-Brasil, estiveram reunidos, por meio de videoconferência, na terça, 29, para a apresentação da primeira versão do Plano Indústria 10+ Desenvolvimento Produtivo e Tecnológico atualizado. 

A atualização do Plano foi embasada no Ciclo de Debates promovido pelo MSI-CUT e TID, com apoio do Solidarity Center, que contou com a participação dos professores Marcio Pochmann, Almerico Biondi, Luis Paulo Bresciani e Aline Salami, do ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, e do economista do Coletivo Nacional dos Eletricitários, Gustavo Teixeira; além de Paulo Cereda, do Sebrae; Joseph Couri, do SIMPI e Fausto Jr., do Dieese. 

Cada ramo, que compõe o MSI, terá até o dia 8 de abril para apresentar suas sugestões e contribuições ao Plano que será incorporado ao documento final. 

Durante a apresentação da primeira versão, o técnico do Dieese, na subseção na CUT, Leandro Horie, expôs o histórico da indústria no Brasil com destaque para a redução na participação da indústria de transformação no valor adicionado, que chegou a 32,1%, em 1986, e em 2021, era 11,3%. 

Horie alertou para a desindustrialização precoce no País, com o empobrecimento tecnológico, queda na produtividade, aumento da dependência de importados e menor autonomia. 

A reunião do MSI e TID foi coordenada pela vice-presidente da IndustriAll Global Union, Lucineide Varjão.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *