Encontro do Centro-Oeste encerra etapa Regional do MSI
Na última sexta-feira, 3, os dirigentes do Macrossetor da Indústria da CUT, MSI-CUT e do Instituto Trabalho, Indústria e Desenvolvimento, o TID-Brasil, realizaram o Encontro do MSI Centro-Oeste, por videoconferência.
A atividade encerrou a etapa de Encontros Regionais, que mobilizaram mais de 300 representantes dos metalúrgicos, químicos, do ramo do vestuário, da alimentação, da construção e madeira e do Sinergia, das cinco regiões do Brasil, debatendo o tema: Coronacrise: Os desafios da indústria e dos trabalhadores e trabalhadoras.
No Encontro do Centro-Oeste, o coordenador de Políticas Sindicais do Dieese, José Silvestre Prado de Oliveira, destacou que a crise econômica no País já estava instalada muito antes da pandemia do novo coronavírus.
Ele lembrou o resultado de 1,1% de crescimento do Produto Interno Bruto, o PIB, no ano passado e as consequências desse crescimento pífio com o agravante da pandemia, com as perspectivas do FMI de um encolhimento de 9% na economia do Brasil e cerca de 17 milhões de desempregados neste ano.
Os dirigentes também debateram o futuro da organização do trabalho e os desafios para a representação sindical.
O encontro foi coordenado pelo presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT, a CNM-CUT, Paulo Cayres.