Unidade tem que ser pela base

Na sexta-feira, 11, os dirigentes do Macrossetor da Indústria da CUT e do TID-Brasil se reuniram, por meio de videoconferência, na atividade de encerramento do ano. 

Na pauta, a conjuntura política e econômica do País e seus desafios para o próximo período, ainda na perspectiva da pandemia da Covid-19; os projetos em parceria com a AFL-CIO e a recriação do TID. 

A análise de conjuntura foi feita pelo ministro Chefe da Casa Civil do governo do presidente Lula, José Dirceu, que defendeu a unidade do campo da esquerda e progressista, no movimento sindical e nos movimentos sociais, para uma contraofensiva ao governo Bolsonaro e à retirada de direitos dos trabalhadores. 

O ex-ministro alertou sobre a importância de conscientização dos trabalhadores e trabalhadoras para que essa unidade seja fortalecida pela base.

Solidariedade

A nova coordenadora do Solidarity Center AFL-CIO, Laura Tompkins, apresentou as diretrizes que nortearão os projetos parceiros dentro de temáticas como a nova indústria (Indústria 4.0), fortalecimento dos sindicatos, construção de solidariedade e organização de trabalhadores excluídos.

Os temas estão focados no combate às desigualdades sociais, de gênero, ao racismo, ao preconceito, entre outros e, também na preparação dos trabalhadores para a indústria 4.0. 

“As diretrizes apresentadas estão em sintonia com a política de ação do MSI e do TID, com projeto nacional, que contará com a participação do Instituto na formação dos dirigentes para essa nova etapa da luta em defesa dos direitos dos trabalhadores”, afirmou o presidente do TID-Brasil, Rafael Marques.

TID-Brasil

O terceiro ponto de pauta da reunião dos representantes dos trabalhadores na indústria metalúrgica, química, da alimentação do vestuário, da construção civil e madeira e do Sinergia, foi a cessão jurídica do TID para a criação do IndustriAll-Brasil e a recriação do Instituto, incorporando o tema da formação cidadã e dos direitos à cidadania dos trabalhadores e trabalhadoras entre as missões do TID, mantendo o debate sobre o desenvolvimento industrial, como um braço de pesquisa e parcerias para o Brasil industrial e competitivo na disputa mundial.

“Iremos continuar promovendo ações em defesa da sociedade brasileira contra a cilada da desindustrialização”, completou o presidente do TID-Brasil.  

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *