Crise da indústria trará reflexão social para a Central

 

Os dirigentes do Macrossetor da Indústria da CUT, o MSI-CUT, e do Instituto Trabalho, Indústria e Desenvolvimento, o TID-Brasil, se reuniram, por meio de videoconferência na terça-feira (8), e aprovaram o texto para contribuição nos debates da 16ª Plenária Estatutária da Central Única dos Trabalhadores, que acontecerá de 21 a 24 de outubro deste ano.

“A crise na qual a indústria brasileira está inserida, o que isso representa para a classe trabalhadora, na perda de postos de trabalho mais bem remunerados, e para a economia do País, será uma boa reflexão nos debates da CUT”, afirmou o presidente do TID-Brasil, Rafael Marques.

Segundo ele, estancar a desindustrialização e propor medidas, que não apenas estimulem a indústria, mas possam solucionar problemas sociais graves como a falta de infraestrutura e saneamento, a habitação e a saúde, entre outros, requer uma compreensão e um esforço da sociedade.

“A política de desenvolvimento produtivo deve atender às necessidades da população para superação das demandas econômicas e sociais”, defendeu.

Os representantes dos trabalhadores químicos, metalúrgicos, do vestuário, da alimentação, da construção civil e madeira e do Sinergia, também debateram a organização sindical e as propostas do MSI-CUT.

“A experiência que acumulamos no Macrossetor nos possibilita propor uma unidade política para os ramos da indústria”, destacou a coordenadora do MSI-CUT e presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Ramo do Vestuário da CUT, a CNTRV-CUT, Cida Trajano.

Os dirigentes receberam a colaboração da assessora da subseção do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, o Dieese, na CUT Nacional, Adriana Marcolino, na elaboração do texto.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *