MSI, TID e AFL-CIO encerram curso de formação com lançamento de três revistas

Dirigentes sindicais de trabalhadores na indústria de todas as regiões do Brasil participaram na terça-feira (27), por meio de videoconferência, do encerramento do Curso de Formação e Capacitação Sindical – Resistência, Organização e Luta, realizado pelo Macrossetor da Indústria da CUT, o MSI-CUT; o Instituto Trabalho, Indústria e Desenvolvimento, o TID-Brasil, e o Solidarity Center, da AFL-CIO. 

O curso foi dividido em 3 módulos com duas aulas cada, para os debates sobre: Organização Sindical, Negociação Coletiva e Comunicação Sindical e resultou na elaboração de três revistas, uma para cada tema. Confira nos links:

https://issuu.com/b0312ucut/docs/revista_-_organiza_o_sindical

https://issuu.com/b0312ucut/docs/revista_2_-_negocia_o_coletiva

https://issuu.com/b0312ucut/docs/revista_3-_comunica_o_sindical

A atividade de encerramento contou com a análise de conjuntura do deputado federal pelo PT de São Paulo, Rui Falcão. Leia mais. 

A coordenadora do MSI-CUT e presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras no Ramo do Vestuário, a CNTRV-CUT, Cida Trajano, se emocionou ao lembrar das dificuldades impostas ao movimento sindical, desde a reforma trabalhista, e os recorrentes ataques à classe trabalhadora. 

“Mesmo com todas as dificuldades, conseguimos nos reinventar e continuar a construção do nosso caminho, encontramos parceiros para nos ajudar e cumprimos mais essa etapa. Agora temos a importante tarefa de passar esse conhecimento para as nossas bases”, afirmou a dirigente. 

Para o presidente do TID-Brasil, Rafael Marques, o Curso trouxe uma reflexão sobre o Brasil e os rumos que o País precisa tomar em suas decisões de futuro. 

“Precisamos ter um projeto de desenvolvimento com diversidade, que é importante para o País e para a economia com a inclusão de mulheres, negros, LGBTQIA+, indígenas e cada vez mais sermos colaborativos entre nós”, defendeu. 

Segundo Rafael, a proposta da Formação e Capacitação Sindical – Resistência, Organização e Luta está em sintonia com as tarefas que serão encaminhadas pelos dirigentes para que o “Brasil se reindustrialize, atraia novos investimentos, amplie a educação, faça a inclusão digital e crie empregos na digitalização, os empregos de futuro e isso não será obra do capitalismo brasileiro, mas de muita organização e mobilização da classe trabalhadora”.

A representante da AFL-CIO, Alexis de Simone afirmou que na formação sindical são os trabalhadores e trabalhadoras que conhecem as injustiças e, portanto, serão capazes de construir um mundo com justiça social e inclusão. 

“Nessa marcha por justiça e pela vitória da classe trabalhadora, vocês são meus irmãos e irmãs nesse processo”, destacou.

Também participaram do encerramento do Curso de Formação, o presidente da Confederação Brasileira Democrática dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação da CUT, a Contac-CUT, Nelson Morelli, que ressaltou a “importância de investir em formação, principalmente dos mais jovens, com carência de lideranças em um cenário catastrófico”; o presidente da Confederação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores nas Indústrias da Construção e da Madeira, a Conticom-CUT, Cláudio da Silva Gomes; o presidente do Sinergia, Carlos Alberto Alves; o presidente da Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT de São Paulo, Luiz Carlos da Silva Dias, o Luizão, e o secretário de Educação de Rio Grande da Serra e ex-assessor do Macrossetor da Indústria da CUT, Josenildo Melo.   

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *