Presidente do TID conhece cooperativas de Araraquara

O presidente do TID-Brasil, Rafael Marques, esteve nesta terça, 5, junto a uma comitiva de dirigentes sindicais ligados à CUT, conhecendo as experiências da economia solidária e cooperativismo da cidade de Araraquara, que tem sido uma marca do governo do prefeito Edinho Silva, do PT, desde o primeiro mandato, em 2001.
“Suas gestões foram focadas em estratégias para dar autonomia as pessoas mais vulneráveis, com um trabalho muito forte com catadores de recicláveis, egressos do sistema prisional, mais recentemente com os moto-entregadores e com os motoristas de aplicativos, tudo que envolve a classe trabalhadora”, afirmou.
Segundo Rafael, foi muito importante conhecer e saber que o maior desafio é despertar a consciência desses trabalhadores para o trabalho nesse sistema cooperativo, sem patrões, com responsabilidades coletivas nos deveres e direitos.
Ele citou o exemplo da Cooperativa Acácia, que atua há mais de 20 anos na coleta e separação de lixo reciclável, com mais de 100 pessoas que sustentam suas famílias com o suor do seu trabalho e muita dedicação.
“Uma vida difícil para os que cumprem um papel relevante, melhorando a vida da população, reabastecendo a indústria, dando um destino ambientalmente sustentável aos materiais e que ainda não são devidamente valorizados pela sociedade”, avaliou.
“Saímos com a determinação de ajudá-los a melhorar as condições de trabalho e com a certeza de que o Brasil necessita de uma legislação que obrigue a indústria, produtora desse material, a destinar recursos para aqueles que assumiram a responsabilidade de dar um destino adequado para o lixo industrial”, concluiu o presidente do TID.
Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *