TID-Brasil assina 1º acordo com Câmara de Comércio Brasil-China

O Instituto Trabalho, In­dústria e Desenvolvimento, o TID-Brasil, assinou o termo de cooperação com a Câmara de Comércio de Desenvolvimen­to Internacional Brasil-China na quinta-feira, 23, na sede da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT, a CNM-CUT, em São Bernardo.

“É o primeiro termo de cooperação que o TID assina, já que um dos objetivos do Instituto é ter estratégia para as relações comerciais entre Brasil e China”, afirmou o pre­sidente do TID e ex-presidente dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques.

“A China tem planos para regiões como a nossa e temos que ter políticas em relação ao crescimento chinês de manei­ra que geração de emprego, renda e desenvolvimento da tecnologia no Brasil sejam conquistados a partir dessa relação”, explicou. “Uma das formas de escapar da crise e fomentar a indústria é fortale­cer as relações internacionais”, defendeu.

A Câmara de Comércio representa no País o fundo criado pelo Banco Huayang, que opera com baixas taxas de juros. São cerca de US$ 3 bilhões disponíveis para finan­ciar projetos no Brasil, com investimentos prioritários em infraestrutura, logística, agro­negócio, tecnologia, produção de carros e caminhões elétricos e energia.

O acordo foi assinado após missão dos metalúrgicos à China em julho para conhecer o modelo de desenvolvimento industrial e sustentabilidade em encontros com represen­tantes de empresas, sindicalis­tas, governo e universidades chinesas.

O TID-Brasil foi fundado em outubro por iniciativa das cinco confederações que compõem o Macrossetor da Indústria da CUT em defesa dos trabalhadores e da indús­tria brasileira.

FONTE: Tribuna Metalúrgica
FOTO: Edu Guimarães

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *