Encontro reúne metalúrgicos do Brasil para debater a indústria

Mais de 50 dirigentes da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT, a CNM-CUT, participaram neste quinta, 25, por meio de videoconferência, do Encontro Nacional dos Segmentos da entidade.

Na primeira parte da atividade, o secretário-geral da IndustriAll, Valter Sanches, falou sobre o crescimento da desigualdade social no mundo e da concentração da renda nas mãos dos homens mais ricos do mundo, por conta da pandemia da Covid-19. 

“Os dez homens brancos mais ricos tiveram lucro de mais de 1,5 trilhão de dólares durante a pandemia, seis deles são donos das empresas de economia digital”, afirmou o dirigente.

Ele destacou que mesmo empresas produtivas têm seu patrimônio vinculado também a financeirização, pois tem ações de capitais em bolsas de valores.

 

Ainda nesta etapa do evento, a assessora do Dieese na CUT, Adriana Marcolino apresentou dados sobre o panorama da indústria nacional e seus principais desafios. Os debates foram coordenados pela secretária de Mulheres da CNM-CUT, Marli Melo do Nascimento.

Na segunda parte do Encontro Nacional, os responsáveis por cada segmento relataram a situação, considerando o histórico no Brasil, sua posição em âmbito nacional, políticas de fomento ou de abandono por parte do Estado brasileiro, com o intuito de propor intervenções relacionadas a organização dos trabalhadores e trabalhadoras por meio de redes sindicais, protocolos nacionais, comitês internacionais, acordos macros, entre outros. 

Ainda nessa etapa, os presidentes da IndustriAll-Brasil, Aroaldo de Oliveira, e do TID-Brasil, Rafael Marques, apresentaram a contribuição de cada entidade para o fortalecimento da organização dos trabalhadores e trabalhadoras e para a defesa da indústria no Brasil. Os debates foram mediados pelo secretário de Organização, Roberto Pereira de Souza e a atividade foi encerrada pelo secretário-geral da CNM-CUT, Loricardo Oliveira e pela metalúrgica Cristina Aparecida Neves, do Conselho Fiscal da Confederação, que salientou a importância da troca de experiências entre os dirigentes de todo Brasil nesses encontros.  

        

 

 

 

 

Leia mais em: Rafael propõe calendário para ampliar diálogo sobre a indústria

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *