Avança ABC: Caso Ford é emblemático

Foto: Adonis Guerra

A decisão da Ford de encerrar as atividades da planta em São Bernardo do Campo, em 2019, teve um grande impacto econômico sobre a região do ABC. 

A saída da montadora foi citada por vários palestrantes, durante o evento Avança ABC – Diagnóstico Regional, atividade promovida pela Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, no dia 22 de fevereiro. 

Segundo a economista da subseção do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, o Dieese, no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Zeíra Camargo, em 2010 as montadoras da região empregavam 42,3 mil trabalhadores e no ano passado eram 21 mil: ‘com certeza a Ford contribuiu para essa queda’. 

O fim da Ford no ABC também afetou a indústria do setor químico, fornecedora de matérias-primas utilizadas na produção dos veículos da empresa estadunidense, como contou o presidente do Sindicato dos Químicos do ABC, Raimundo Suzart. 

Para a professora e economista da Universidade Federal do ABC, UFABC, Cristina Fróes de Borja Reis, a decisão de sair do ABC e posteriormente do Brasil, demonstra um cabo de guerra da ‘renacionalização’ de empresas nos EUA e, consequentemente, da desnacionalização delas no Brasil. 

Além disso, a ‘Ford recebeu cerca de R$ 20 bilhões, em renúncias fiscais do governo federal, desde 1999, e simplesmente foi embora do País’, completou o deputado estadual do PT-SP, Teonílio Barba. 

O presidente do TID-Brasil, Rafael Marques, que representou os trabalhadores na montadora em São Bernardo por quase três décadas, avaliou o ‘Caso Ford’ como emblemático, tanto do ponto de vista da economia regional e nacional quanto em seus aspectos do processo de desindustrialização do Brasil. 

“É um marco muito negativo para um País das nossas dimensões, com um mercado automobilístico entre os maiores do mundo e com uma mão de obra tão qualificada no setor. Além, é claro, da perda da massa salarial, que uma empresa deste porte representa na renda dos trabalhadores e trabalhadoras”, lamentou Marques.  

Leia também:

Avança ABC: Entidades elaboram diagnóstico da região

Avança ABC: Quase 80 mil empregos perdidos

Avança ABC: Região perdeu R$ 30 bilhões no PIB

Avança ABC: Nova economia está no conhecimento

Avança ABC: Economia solidária, inclusiva e sustentável

Avança ABC: Inovação é buscar soluções

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *